Um projeto que nasceu para amar e proteger a Floresta Amazônica, fazendo brilhar toda a vida que colore o nosso país! Nós acreditamos que algumas bandeiras precisam ser levantadas por muitas mãos e corações, por isso, nos unimos a essa causa e criamos uma coleção totalmente dedicada à preservação das nossas florestas. Confira as estampas que chegam para compor a coleção oficial SOS Amazônia!


Coleção SOS Amazônia

A Associação SOS Amazônia foi criada em 1988, na cidade de Rio Branco, e cofundada por ninguém menos que Chico Mendes, meses antes de sua morte. Com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia, o projeto gera transformação social, através da defesa da causa extrativista e da proteção à floresta, apoiando as populações tradicionais. 

Diante do conflito por ocupações de terras, a associação trabalhou para expor dados e fotos sobre o desmatamento que atingia a região, promovendo diálogos sobre o tema, denunciando as ameaças sofridas pelos seringueiros e distribuindo materiais informativos com o objetivo de facilitar a compreensão da comunidade sobre o que estava acontecendo e as consequências do desmatamento.

Além das campanhas de conscientização, surgiu também a necessidade de criar uma instituição com foco no desenvolvimento de projetos e políticas públicas voltadas para o cuidado e preservação.

A maior floresta tropical do mundo chegou à Chico Rei

A causa do maior seringueiro e ambientalista do país segue viva e nós decidimos vestir essa camisa! Correspondendo a 10% de toda a vida animal e vegetal presente no planeta, a Floresta Amazônica conta com mais de 30 mil espécies de vegetais e cerca de 30 milhões de espécies animais.

É tanta vida que corre por entre o vasto verde que nos sentimos parte de algo maior e nos damos conta de que a Amazônia é o jardim do Brasil! A coleção oficial SOS Amazônia chega para estampar um pouco das belezas da maior área de biodiversidade do planeta em nossos produtos.

Ecologia sem luta de classes é jardinagem: quem foi Chico Mendes?

Seringueiro, militante ambiental e sindicalista, Chico Mendes revolucionou a história política e contribuiu fortemente para a luta social no Brasil. Nascido na cidade de Xapuri, no Acre, ele dedicou toda sua vida a preservar o seu berço, a Amazônia que tanto amava e pela qual lutou até o seu último dia.

Apesar de todas as dificuldades, Chico nunca deixou de lutar e, inspirado pela revolução sandinista, chamou a atenção de todos para o trabalho dos povos da floresta, defendendo o seu estilo de vida e lutando ativamente contra a exploração. Além disso, ele também teve um papel fundamental na criação do Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri, deixando para sempre um legado sobre a importância do cuidado e preservação da nossa floresta.

Preservar a Amazônia é uma missão de todos nós

A SOS Amazônia trabalha para que a floresta sobreviva e siga sendo nosso lar e, ao longo desses anos de projeto, a Associação auxiliou na preservação de 100.000 hectares de florestas, capacitou mais de 8.960 pessoas, devolveu à natureza 40.000 filhotes de tartaruga e, desde 2015, o projeto dá assistência técnica a mais de 6 mil famílias.

Uma história escrita por muitas mãos em prol de uma só causa: preservar a Floresta Amazônica. A Chico Rei apoia essa luta e agora você também pode ajudar a salvar nossas florestas. Toda a renda dos produtos da coleção será destinada ao trabalho do instituto, que luta pela preservação do bioma.