A genialidade e a criatividade de Flavio Colin permitem que ele conte a história do Brasil por meio da arte gravada em quadrinhos. Por aqui, toda essa brasilidade nos inspirou e deu vida às nossas novas estampas.

Confira a coleção oficial Flavio Colin que chega cheia de cor, charme e uma boa dose de humor!


Viva Colin!

Entre o traço singular e a missão hercúlea de retratar o Brasil em quadrinhos, há muito o que se celebrar de Flavio Colin.

Artista de ofício desde os idos anos 50, Colin empunhou lápis e caneta até o raiar dos anos 2000. Nesse extenso intervalo, produziu e produziu.

Colin foi cirúrgico ao retratar a brasilidade em incontáveis narrativas. Batalhou por isso, diga-se de passagem. E se manteve fiel a uma história em quadrinhos tipicamente brasileira, que não deixa a desejar frente ao que é produzido em qualquer outro canto do globo.

Fato é que se há hoje no Brasil uma produção prolífica de quadrinhos, deve-se reconhecer a influência de Flavio Colin. Seja pelo estilo inconfundível, seja pela labuta de desbravar o mercado num tempo em que era tudo mato.

"Flavio Colin defendeu e amou o Brasil e sua cultura, suas lendas e sua gente. Traduziu tudo isso em milhares de páginas de histórias em quadrinhos que estão entre o que há de melhor já produzido no país, influenciando gerações de artistas até hoje. O traço único de Flavio Colin chega agora na Chico Rei em uma coleção exclusiva com estampas desse grande mestre, que vão agradar aos fãs de quadrinhos e de ilustração, além daqueles que buscam brasilidade e contemporaneidade.", diz Ivan Freitas da Costa, curador da obra de Flavio Colin.

Sobre a Coleção Oficial Flavio Colin

Revisitamos a obra de um dos maiores nomes da arte brasileira em uma linha de produtos trabalhada com o carinho e a dedicação que Flavio Colin merece.

O resultado é um retrato de Brasil com traço único, cheio de nuances e detalhes. Depois de meses debruçado sobre um extenso repertório, nosso time de criação preparou uma seleção de estampas que retratam o olhar de Colin sobre a brasilidade, reverenciando o autor.

Esperamos que goste tanto quanto nós adoramos fazer ;)

Sobre Flavio Colin

Flavio Colin (1930-2002) foi um desenhista, quadrinhista, ilustrador e argumentista de quadrinhos com uma obra diversa e profundamente brasileira. Autodidata, era um dos mais importantes artistas do gênero no País, forçando a fronteira das hqs tradicionais com uma abordagem de técnicas brasileiras que dialoga com a xilogravura e com a narrativa dos cordéis nordestinos.

Conhecido pelo seu trabalho em quadrinhos de diversos gêneros – históricos, folclore, eróticos, terror, humor e as adaptações em quadrinhos da radionovela O Anjo e da série de TV Vigilante Rodoviário –, Colin também trabalhava em publicidade, com ilustrações para livros didáticos e tem uma importante e pouco ainda conhecida produção de esculturas e de pinturas em tela.

Colin foi um dos últimos de uma geração de cartunistas virtuosos, pontuada pelos trabalhos de Jayme Cortez, Julio Shimamoto e ele próprio, sendo reverenciado até hoje pela qualidade, diversidade e originalidade de sua obra.