O filme "Chico Rei Entre Nós", documentário da diretora Joyce Prado, narra história e legado de Chico Rei, personagem histórico que inspirou o nome da nossa marca.
Numa dessas sincronicidades da vida, filme e marca cruzaram caminhos. Nos sentimos no dever de honrar o nome que carregamos, apoiando a realização do longa como produtores associados. Cabe ressaltar que o filme não conta com nenhuma lei de incentivo, sendo fruto de carinho e esforço de um time incrível.
O filme tem como ponto de partida a história de Chico Rei e explora os ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras nos dias de hoje, entendendo seus desafios e indicando alguns caminhos.
O documentário partiu de uma ideia original da produtora Abrolhos Filmes e, após um longo trabalho de pesquisa, chegou-se ao recorte onde o longa investiga quem foi Chico Rei e conta sua história de amor à sua comunidade. O documentário busca entender quem são os “Chico Reis” dos dias de hoje, mostrando ao espectador o quão emancipador pode ser o sentimento de pertencimento a um coletivo.
Ao apresentar Chico Rei, o filme realiza uma contranarrativa ao mostrar a trajetória de resistência das pessoas negras e seus coletivos durante o período da escravidão, uma perspectiva negra sobre parte da história brasileira. Da mesma forma, os outros personagens narrados no documentário também encontram a si mesmos a partir da organização em grupo, mostram que o impacto é possível.
A narrativa de “Chico Rei Entre Nós” é construída em um formato de “cartografia visual”, ou seja, busca por rimas entre o passado e o presente, mostrando por entre as linhas nas placas de rua, e construindo um mapa emocional da vida das pessoas negras. Enaltece a resistência negra no formato de arte, canto e dança, ocupação e construção, preservação e transmissão de conhecimento.
A equipe de filmagem de “Chico Rei Entre Nós” foi inteiramente feminina e majoritariamente negra, fazendo com que os negros sejam protagonistas do filme em frente as câmeras e donos de sua própria história.