Filme

Chico Rei Entre Nós

O filme "Chico Rei Entre Nós", documentário da diretora Joyce Prado, narra história e legado de Chico Rei, personagem histórico que inspirou o nome da nossa marca.

Numa dessas sincronicidades da vida, filme e marca cruzaram caminhos. Nos sentimos no dever de honrar o nome que carregamos, apoiando a realização do longa como produtores associados. Cabe ressaltar que o filme não conta com nenhuma lei de incentivo, sendo fruto de carinho e esforço de um time incrível.

O filme tem como ponto de partida a história de Chico Rei e explora os ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras nos dias de hoje, entendendo seus desafios e indicando alguns caminhos.

O documentário partiu de uma ideia original da produtora Abrolhos Filmes e, após um longo trabalho de pesquisa, chegou-se ao recorte onde o longa investiga quem foi Chico Rei e conta sua história de amor à sua comunidade. O documentário busca entender quem são os “Chico Reis” dos dias de hoje, mostrando ao espectador o quão emancipador pode ser o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Ao apresentar Chico Rei, o filme realiza uma contranarrativa ao mostrar a trajetória de resistência das pessoas negras e seus coletivos durante o período da escravidão, uma perspectiva negra sobre parte da história brasileira. Da mesma forma, os outros personagens narrados no documentário também encontram a si mesmos a partir da organização em grupo, mostram que o impacto é possível.

A narrativa de “Chico Rei Entre Nós” é construída em um formato de “cartografia visual”, ou seja, busca por rimas entre o passado e o presente, mostrando por entre as linhas nas placas de rua, e construindo um mapa emocional da vida das pessoas negras. Enaltece a resistência negra no formato de arte, canto e dança, ocupação e construção, preservação e transmissão de conhecimento.

A equipe de filmagem de “Chico Rei Entre Nós” foi inteiramente feminina e majoritariamente negra, fazendo com que os negros sejam protagonistas do filme em frente as câmeras e donos de sua própria história.

Assista ao trailer

Ficha Técnica

Direção
Joyce Prado
Produção
André Sobral
Produção Executiva
Juliana Vedovato e Laura Barzotto
Roteiro
Natália Vestri e Joyce Prado
Pesquisa
Luana Rocha
Direção de Fotografia
Nuna Nunes
Técnica de som
Evelyn Santos
Edição
Tatiana Toffoli
Edição de som
João Victor dos Santos
Correção de cor
Henrique Raganatti
Trilha sonora original
Sérgio Pererê com uma faixa por Emicida
Produtora
Abrolhos Filmes
País
Brasil
Duração
95 min
Classificação
Livre
Fale Conosco

Fale conosco