Sobre a Coleção SOS Pantanal & Chico Rei

Conhecer para Preservar

Um ano depois de ter cerca de 4 milhões de hectares destruídos pelo fogo, o Pantanal assiste a chegada da seca com fumaça diante dos olhos. A região ainda não se recuperou da maior tragédia da sua história e já teve seus primeiros focos de incêndio este ano.

Para combater o fogo e controlar as queimadas, o SOS Pantanal iniciou em março, uma série de expedições para formar as Brigadas Pantaneiras: grupos de brigadistas voluntários que estão mantendo sob vigilância cerca de 400 mil hectares durante o período de seca.

Com o apoio do Ibama/Prevfogo, o instituto sem fins lucrativos já capacitou 227 voluntários para lidar de maneira coordenada com o manejo, prevenção e combate ao fogo. As brigadas estão espalhadas nos principais pontos onde historicamente o fogo é mais intenso e recorrente. 

Comprando a Camiseta Salve o Pantanal, você apoia o financiamento de brigadas contra incêndios no Pantanal e contribui para que esse bioma seja preservado.

O Pantanal

O Pantanal é a maior área úmida do planeta e cerca de 77% da sua extensão está no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante se divide entre o Paraguai e a Bolívia.

A região é considerada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. Existem no Pantanal pelo menos 3.500 espécies de plantas, 550 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, algumas delas em risco de extinção.

Ele é considerado um Complexo de Ecossistemas, por ser uma região de encontro entre Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano.

Conheça mais a fundo o trabalho do SOS Pantanal em www.sospantanal.org.br

Podemos Ajudar?

Podemos Ajudar?