Coleção Projeto Uçá + Chico Rei

O Projeto Uçá é uma iniciativa desenvolvida pela ONG Guardiões do Mar. Recebe esse nome pelo trabalho de monitorar as fases de desenvolvimento do caranguejo-uçá, espécie importante para o meio ambiente e para a economia das regiões dos manguezais brasileiros.

A pesca do caranguejo-uçá é uma das principais fontes de renda de comunidades litorâneas. Mas, com a degradação do mangue e a sobrepesca, a espécie não tem sido encontrada com a mesma facilidade de alguns anos atrás. Com isso, o principal objetivo do projeto é promover a melhoria da qualidade ambiental em municípios que se relacionam com a Bacia da Baía de Guanabara; sendo estes: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis. Nos últimos 22 anos, a Guardiões do Mar também participou da criação de várias cooperativas no estado fluminense, abrangendo as áreas de reciclagem, pesca responsável, moda e outras.

O Projeto Uçá iniciou suas atividades em julho de 2012, buscando impacto positivo no meio ambiente através de ações como: identificação de áreas de manguezais degradadas, seguida do reflorestamento e monitoramento das mesmas; realização de pesquisas com diferentes espécies marinhas; e disseminação de informações sobre a biodiversidade da Baía de Guanabara.

Nossa nova coleção conta com 3 estampas super especiais, que imprimem sustentabilidade e promovem a educação ambiental por meio da renda revertida para o Projeto Uçá. A preservação dos manguezais e sua biodiversidade são de extrema importância, e começam com pequenas atitudes de cada um de nós. Vamos juntos?

Podemos Ajudar?

Podemos Ajudar?