Coleção Amigos do Reinado

A celebração do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia é patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto e acontece no início de janeiro, como símbolo de devoção e resistência. A comemoração tem mais de 300 anos de história, mas a tradição estava se perdendo quando, em 2008, pela união de pessoas através da Associação Amigos do Reinado e por grupos locais, o encontro foi retomado. 

Os festejos do Reinado em Ouro Preto também rememoram a ancestralidade de Chico Rei, nascido Galanga, um monarca africano do Congo que veio escravizado para o Brasil e foi levado para a então Vila Rica - hoje Ouro Preto, em 1740. Chico Rei comprou sua alforria, a do filho e a de outros conterrâneos. A Irmandade da qual Galanga fazia parte, a primeira de negros livres de Vila Rica, foi criada em honra à Santa Ifigênia e a memória de Chico Rei é resgatada nas celebrações de Ouro Preto.

O Congado está desfilando em uma coleção com renda revertida para a Associação Amigos do Reinado. Para celebrarmos essa tradição e mantermos viva a fé que canta e dança!

Podemos Ajudar?

Podemos Ajudar?